05/09/2019

Dia da Amazônia

Hoje, 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, data instituída em referência ao decreto de criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas), por D. Pedro II, em 05/09/1.850.

A Amazônia possui aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados e abrange nove países da América do Sul. No Brasil, está presente em oito Estados: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.

As pesquisas apontam que existem cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos, sendo fonte de matérias-primas utilizadas na medicina, na alimentação e em diversas atividades comerciais.

A finalidade em criar-se uma data especial para comemorar a existência da Amazônia foi a de convidar as pessoas à uma reflexão sobre a importância da existência e da sobrevivência dessa área que vem sofrendo, cada vez mais, com o desmatamento e a exploração ilegal, afetando sobremaneira a biodiversidade e o equilíbrio climático, dentre outras consequências nocivas à humanidade.

Atualmente, a Amazônica sofre com as intensas queimadas, que acabaram gerando crise política internacional.

Infelizmente talvez o dia 05 de setembro de 2019 não tenha muito o que comemorar, mas não podemos deixar de refletir sobre as principais ameaças à biodiversidade da Amazônia, exigindo das autoridades responsáveis mecanismos que atendam um desenvolvimento sustentável, a fim de que não afete a capacidade de recuperação e a existência da maior floresta do mundo.