05/06/2020

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho comemoramos o “Dia Mundial do meio Ambiente”.

Em tempos de grandes incertezas, é certo que o modelo de utilização dos fartos recursos do Brasil deve estar atrelado a todo projeto para crescimento econômico.

O agronegócio e o uso inteligente dos recursos naturais se mostram eficientes até mesmo em tempos de crise advinda da Pandemia do Covid-19 que o Brasil e mundo enfrentam, onde enxergamos, inclusive, crescimento e mobilização para tranquilizar a população quanto ao abastecimento de alimentos.

Estas questões são indissociáveis e a busca de um bom termo para regulamentação e flexibilização deve nortear as atividades legislativas.

De fato, os desafios são interligados e o uso desenfreado dos recursos, atrelado a degradação ambiental, impacta diretamente a saúde das pessoas, inclusive na geração e distribuição de renda, de modo que as ciências econômicas e ecológicas devem ser incorporadas fielmente nas políticas públicas.

Como menciona o engenheiro florestal Rubens Benini, “a história revela que boas oportunidades surgem nos momentos de crise e que o ser humano tem capacidade de adaptação à essas mudanças. Os avanços proporcionados pela era da tecnologia e da informação poderão contribuir para uma nova economia, baseada em mecanismos limpos de produção, substituição da matriz energética por energia limpa, comprometida com estoques de matéria-prima, com a recuperação de áreas anteriormente degradas e com a inserção das pessoas marginalizadas do processo de desenvolvimento econômico.”